sexta-feira, 1 de julho de 2011

O F84 - ACIDENTE DA SERRA DE CARVALHO - ANIVERSÁRIO FAP


O F-84 entrou ao serviço da Força Aérea Portuguesa (FAP) em Janeiro de 1953. Foi colocado na antiga Base Aérea Nº.2, na Ota, formando a primeira unidade operacional de aviões de combate a jacto de Portugal - a Esquadra 20. No ano seguinte nasceu a Esquadra 21, ficando ambas enquadradas no Grupo 201 (Grupo Operacional de Aviação de Caça).
Em 1 de julho de 1955 deu-se um dos mais lamentáveis acidentes de aviação militar em Portugal, quando oito destes aparelhos, em voo de formação, embateram contra uma serra na localidade de Carvalho, concelho de Vila Nova de Poiares, perecendo os respectivos pilotos.
A partir de 1958, os F-84 começaram a ser substituídos na função de defesa aérea, pelos F-86 Sabre, passando a ser utilizados sobretudo na função de ataque ao solo.
Em 1961, parte dos F-84 foi enviada para a Base Aérea Nº.9, em Luanda, onde formaram a Esquadra 93. A partir dessa base foram utilizados em combate em Angola, na Guerra do Ultramar até 1974. Nesse período, um destacamento de F-84, esteve estacionado na Base Aérea Nº.10, na Beira, em Moçambique, para defesa do porto daquela cidade, por ocasião da independência da Rodésia, na chamada "Guerra do Petróleo".
No total, a FAP dispôs de 125 aviões, sendo o último abatido ao efectivo em 1974.

O ACIDENTE AÉREO NA SERRA DO CARVALHO


HINO DA FORÇA AÉREA


Força Aérea Portugal!
Juventude audaz, valente
Nobre povo sem igual
Rumo firme sempre em frente!

Quer de noite, quer de dia
Sulcando o céu profundo
Com rasgos de galhardia
Os rumos que tem o Mundo!

Força Aérea! Força Aérea!
Sobre a terra, sobre o mar
Alma lusa, vida etérea
Subindo supremo altar
Vigilante e imortal!

Alerta homens do ar!
Alerta, alerta, voar!

Garantindo Portugal!

Hoje, dia 1 de Julho de 2011, comemora-se o 59º aniversário da Força Aérea Portuguesa, que neste dia do ano de 1952, foi constituída como ramo independente das Forças Armadas. 
Este dia está também, infelizmente, ligado a uma das páginas mais negras da história da Força Aérea, pois foi no dia em que se comemorava o seu 3º. aniversário, 1 de Julho de 1955, que ocorreu o mais trágico e lamentável acidente da sua história, que vitimou oito pilotos, sendo considerado um dos maiores do género, a nível mundial, atendendo ao número de aviões envolvidos.
Um F-84 Thunderjet da FAP
Naquele dia fatídico, doze aviões F-84 Thunderjet, comandados pelo capitão Rangel de Lima, dirigiam-se em formação para a Base Aérea da Ota, para participar nas comemorações do 3º. aniversário da FAP, quando pelas 10 horas da manhã o desastre aconteceu.
Segundo o Diário “as beiras online” de 4 de Julho de 2005 e de acordo com Aniceto Ferreira de Carvalho, que na altura do acidente tinha 20 anos e era mecânico da FAP, “os aviões eram doze ao todo e iam a voar em formação. Iam quatro à frente, quatro atrás mas mais baixo, por causa do remoinho (movimento do vento), e outro quatro ainda mais baixo. Nesse dia estava nevoeiro e só os primeiros quatro, nos quais se incluía o capitão Rangel de Lima passaram a serra; os restantes oito embateram no terreno, tendo os seus pilotos tido morte imediata”.
Monumento de homenagem aos pilotos falecidos. Os seus nomes estão gravados na base.
Capelinha erigida no local.

"O Voo dos Anjos", monumento construído para assinalar o 50º. aniversário do acidente, foi colocado numa rotunda à entrada de Vila Nova de Poiares.






5 comentários:

  1. Triste.
    Plano de voo nao efectuado devidamente pelo comandante da esquadrilha.
    Carlos

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  2. Triste
    para que é que um homem senta o cu nesta merda...após ter perdido oito homens....
    um deles meu tio...descanse em paz se ja morreu.

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  3. o meu tio era piloto nessa esquadra e nunca mais na vida quis voar com o Rangel Lima.

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  4. Recordo-me bem desta tragédia, embora fosse muito jovem (nasci em Outubro de 1947). O meu falecido Pai era o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e fui inúmeras vezes com ele à Serra do Carvalho ao local do acidente. Recordo a inauguração do monumento com a consigna "morreram voando" (da autoria do meu Pai) com os nomes dos falecidos. Recordo a presença dolorosa e triste dos familiares nessa inauguração (em tempo de chuva, com acessos enlameados muito difíceis).

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  5. O MEU PAI ERA DA ESQUADRA 21 E TINHA IDO PARA A ALEMANHA...TER FORMAÇÃO DE INSTRUTORES...FELIZMENTE

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