quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

NATAL DE 1971 EM GAGO COUTINHO


Natal com um "pinheiro" de Natal, em que as luzes eram lâmpadas de 220volts pintadas de várias cores, e as "prendas" eram garrafas de Nocal penduradas. Ao lado estavam mais "prendas", se não me engano eram cerca de 7 ou 8 grades de cerveja.
Belo Natal ! 
Por essa altura avariou o Dakota, tenho foto dele, o MVL foi atacado várias vezes, o Nord avariou no Luso ou no AB4, enfim não havia quase nada de frescos para comer. 
Não se podia caçar, porque o Com. Cruz Novo andava no ar, e não avisava quando aparecia, o que aconteceu por duas vezes, e as horas de voo dos Helis eram muito controladas.
Estávamos a comer "sopa" de legumes, não sei de onde tinham vindo, se calhar da horta do padre, ou coisa parecida, essa sopa era água com farinha e dois ou três pedaços de verdura a boiar. Depois vinha arroz de "tomate" (entenda-se colorau) com umas salsichas de lata, que depois passaram a vir cortadas finas no meio da travessa. 
Foi uma altura má em termos de alimentação. Consegui comprar um cacho de bananas e uma saca de laranjas, penso que também vieram da horta do padre, custou-me tudo 17 angolares. Também consegui arranjar na enfermaria do exército, através do sargento enfermeiro, um frasco de vitaminas. 
Foi o que me aguentou durante cerca de 1 mês.
Não sei como se conseguiu "arranjar" meia hora de voo e foram caçar. 
Caçaram 3...não sei o nome, gungas (?) parecem vacas, enormes, e vieram duas no camião basculante da JAE. Quando chegaram, havia carne para todos, FAP, Exército, e civis. 
Nessa noite, penso que comi alguns 10 bifes ou febras, com jindungo, mas não fui só eu, a fominha era tanta que...claro, ficámos com problemas digestivos! 
Tudo muito bem acompanhado de Nocal. 
Desculpem lá esta retórica toda, mas...são recordações que nunca me esquecem.


Por:

3 comentários:

  1. Muito bom....muito bom mesmo.......só quem lá esteve é que pode avaliar....Não cheirava a Natal......mas era Natal. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Que rico Natal. lembro que metade da companhia 2635 do B.As de Espadas chegamos ao Muie na noite da consoada de 1969 lembro tudo as escura comemos raçao de combate eu dormi no chao 4.Pelotao!! o pior Natal de sempre mas ...quero desejar a todos camaradas e Familiares Boas Festas....

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Casca, também passei por esse período negro em Gago Coutinho.
    A minha caserna ficava encostada à base, lembro-me da tua cara e, só matei a fome graças à carne oferecida por vocês.

    ResponderEliminar