sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

NOMES QUE FIZERAM A HISTÓRIA DA AERONÁUTICA PORTUGUESA



António Gonçalves Lobato
António Gonçalves Lobato nasceu a 5 de Abri de 1909, em Lisboa. Primeiro-sargento mecânico da Aeronáutica Militar.

Antes de acompanhar Humberto Cruz, na viagem aos Estados Unidos com Plácido de Abreu como também em outros países europeus com outros aviadores portugueses.


Humberto da Cruz escolhera-o como companheiro de viagem devido à competência, ao caracter alegre, aos aspectos morais, à correcção, ao aprumo e à camaradagem.


Quis o destino que que no ano seguinte ao da viagem, em 1935, morresse num desastre de avião perto de Viseu. “Morreu o Lobato ”-Foi a mensagem que ecoou. Não era uma mensagem fria e seca, antes foi o melhor elogio fúnebre. Na sua simplicidade, a frase transmitia a memória que, deste Homem, todo o Portugal tinha no coração.

 Sarmento Beires

Nasceu na cidade de Lisboa, a 4 de Setembro de 1892.


Sarmento Beires estudou no Colégio Militar, terminando em 1916 o curso de engenharia militar na Escola de Guerra.


Em 1917, já alferes, terminou o primeiro curso de pilotagem militar que existiu em Portugal. Posteriormente, foi promovido a tenente e foi para França, juntamente com os Serviços d Aviação do CEP. Naquele país encetou estudos no aperfeiçoamento de aviação de caça.Regressando a Portugal, em 1919, entrou no Grupo de Esquadrilhas de Aviação Republica.


Sarmento Beires foi o primeiro piloto a efectuar uma missão de voo nocturno em Portugal, facto que aconteceu a 22 de Janeiro de 1920. No mesmo ano, juntamente com Brito Paes, embarcou no Cavaleiro Negro com destino à Madeira. Quatro anos depois, de novo com Brito Paes, mas também com Manuel Gouveia, voou até ao continente asiático, mais propriamente até Macau.

Em 1927, com Jorge de Castilho e Manuel Gouveia, atravessou num voo nocturno o Atlântico Sul a bordo do Argos. Esteve ligado ao grupo Seara Nova, sendo afastado por motivos políticos, por oposição a Salazar, reintegrando-se com o posto coronel em 1972. Faleceu no Porto a 8 de Junho de 1974.

Crédito: Euro Impala/Força Aérea Portuguesa
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